A segurança dos dados e como empresas lidam com esses dados é uma discussão relativamente recente, historicamente falando. A importância das informações que são cedidas entre empresas e também entre indivíduos e as empresas finalmente teve o peso devido com a criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A questão do consentimento ao ceder as informações e o que pode ou não ser enviado ganhou protagonismo e exige atenção das empresas, que podem ser penalizadas por usar dados de forma incorreta ou se coletados de forma irregular. A prática de compra de informações desse tipo é estritamente proibida.
Ao mesmo tempo, a tecnologia avança, criando um grande desafio para juristas e legisladores, que precisam estar atentos a essas novidades para criar novas leis e proteções para os dois lados. O WhatsApp é um bom assunto para discutir isso.
WhatsApp derruba barreiras
Com mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo e mais de 150 milhões de usuários no Brasil segundo o último censo, dá para falar que o WhatsApp é conhecido por todos, mesmo sendo uma invenção que tem menos de duas décadas de existência.
Os usos do WhatsApp vão muito além de mandar uma mensagem para outras pessoas, podendo enviar vídeos, áudios, figurinhas, fazer chamadas com vídeo em tempo real e criar grupos com quantas pessoas quiser.
E as empresas, claro, se atentaram a essa possibilidade, estimulando o surgimento do WhatsApp Business, uma ferramenta que pode impulsionar vendas, estimular o marketing de relacionamento, gerar um canal de dúvidas, críticas e sugestões, enfim, uma série de possibilidades.
Ao mesmo tempo, novos desafios surgiram. Primeiro falamos dos tecnológicos: por limitações de sistemas operacionais, pode ser que mensagens se percam nas transferências de dados ou celulares, surgindo um enorme problema para as organizações porque a perda de informação pode ser de enorme importância.
Por isso é importante usar uma solução como o Wondershare MobileTrans, que simplifica uma série de ações que podem ser necessárias e ainda não são feitas com toda a qualidade de forma nativa.
Isso inclui o backup de todas as conversas, a transferência de todo o conteúdo (mensagens, áudios, figurinhas, vídeos e mais) de um celular para outro, backups inteligentes e muito mais. Você também descobrirá como recuperar conversas do whatsapp de forma fácil e não perder nenhum dado, que é tão difícil de conseguir e tão importante em uma era de marketing digital e que os dados são o rei de negócios inteiros.
O MobileTrans também permite fazer a transferência de outros aplicativos de conversa – e são vários, como Viber, LINE, Kik e muitos outros – permitindo a concentração de todas as conversas em um só aparelho e aplicativo de mensagem, algo muito bom especialmente se existir limitação de pessoal e recursos.
Aos poucos o WhatsApp vai concentrando todas as necessidades em um só lugar, com integrações que são bastante úteis. Uma das últimas foi a possibilidade de enviar dinheiro pelo aplicativo.
Só que é preciso tomar cuidado: essa transação terá bancos envolvidos e por isso a criptografia de ponta a ponta precisa ser levantada por um instante.
Esse é só um exemplo de novidade que vai sendo acoplada ao WhatsApp, que de forma geral é um app bastante intuitivo e fácil de usar. Mas nem todos são nativos digitais e encontrar algumas informações pode ser difícil.
Com o MobileTrans você não vai precisar ficar procurando onde fica backup do whatsapp, que se esconde no Google Drive ou em local definido para quem tem iOS (Apple) e pode ser acessado por invasores que tenham acesso à sua nuvem. Com a solução da Wondershare ele ficará mais seguro e em um local offline, longe do acesso de agentes invasores.
Com todas essas comodidades, as empresas podem usar o WhatsApp de forma tranquila sabendo que terão seus bancos de dados seguros e sempre acessíveis. E como o aplicativo é usado por quase todos, as organizações podem ter acesso a potenciais clientes diretamente no celular delas, eliminando intermediários que existiam no marketing tradicional.
Porém, é claro, tem limites.
Os limites do uso do WhatsApp e o contato
Como dissemos, a LGPD trouxe regras a algo que não tinha muitas normas para começar, já que era uma novidade e legislar sobre ela sempre se mostrou desafiador, seja em outros assuntos (como crimes cibernéticos) e até por países mais antenados na necessidade de criar códigos de conduta.
O consentimento é algo de enorme importância na lei que entrou em vigor no final de 2020. Caso você tenha uma empresa e queira conversar com clientes e potenciais consumidores por WhatsApp, você deve conseguir esse consentimento de forma clara. E ele deve poder ser retirado a qualquer momento.
É isso que é informado na maioria das mensagens que iniciam a comunicação entre as duas partes, seja tendo que confirmar seu consentimento e apresentar a política de privacidade ou por meio de um chatbot.
Além desse consentimento também precisa ficar claro o que será enviado caso exista o sinal positivo.
Por exemplo, um consultório médico pode apenas usar o WhatsApp para confirmar consultas e enviar resultados de exames e não usar o meio para fazer promoções ou enviar material publicitário.
O WhatsApp Business, afortunadamente, está atento a essas necessidades e ajuda as empresas a estar em conformidade com essas regras, que podem carregar multas altas se não forem respeitadas. Por isso, independente do tamanho, as empresas devem usar a versão Business para melhor aproveitamento e segurança.
Mas atenção: além de precisar garantir a segurança desses dados, você não pode mantê-los para sempre, tendo um período limite para depois serem descartados. Mas até esse período ser atingido, é importante salvar as conversas de forma segura para ter o registro destas comunicações, seja por causa de uma disputa ou mesmo para melhor atender seus clientes sem ter que perguntar a todo momento pelos mesmos dados.
Outras dicas de segurança para as empresas
Além de precisar usar o WhatsApp Business para melhor eficácia e conformidade, as empresas precisam estar atentas a outros pontos para respeitar a LGPD e também cuidar de sua reputação e boa relação com os clientes.
As conversas no WhatsApp são protegidas por criptografia de ponta a ponta, que gera uma camada de segurança muito importante. Mas tenha também backups seguros e offline (sem ser na nuvem) para maior segurança.
Também não permita que colaboradores usem o WhatsApp pessoal, seja em seus celulares ou celulares da empresa, para se comunicar com clientes. Isso além de ser inseguro e pouco prático, não estará em conformidade com a LGPD.
O celular da empresa, aliás, é algo que demanda extremo cuidado da organização, já que é preciso criar um código de conduta claro para o colaborador seguir, afinal o mau uso desse aparelho pode gerar problemas para a empresa em certos casos.
O caminho a seguir, portanto, é ter o WhatsApp Business instalado em um computador que é usado pelos colaboradores. Especialmente se sua empresa for de menor porte.
Por fim, sempre invista em aplicativos e no serviço de profissionais que buscam trazer maior segurança à informação, dados, redes e as máquinas em geral; os ataques maliciosos estão cada vez mais sofisticados e se atualizam a todo momento.
Por isso a prevenção é fundamental, gerando maiores dificuldades para esses ataques serem bem sucedidos e também tendo planos alternativos caso exista uma brecha que está sendo explorada.
Não deixe de usar o WhatsApp e invista em segurança de dados
A parte mais interessada na segurança de dados tem que ser as empresas, já que são elas que precisam manter uma boa reputação em seus setores e são as mais afetadas por ataques de hackers.
Por isso, ao criar sua estratégia de marketing digital, olhe a LGPD e pegue seus principais pontos, antes de sair criando perfis em redes sociais e mandar comunicações por contatos conquistados sem consentimento expresso.
Além disso, invista em segurança de toda a sua parte tecnológica: pague um antivírus de qualidade, crie uma proteção e opções de backups para todos seus dispositivos, gere senhas fortes para acesso a suas máquinas e redes.
O WhatsApp é um veículo espetacular para empresas se comunicarem com clientes e potenciais consumidores. Se poucos anos atrás, para ter exposição, era preciso comprar espaços em revistas e jornais, na televisão ou no rádio, ou investir em outdoors e panfletos, hoje esse investimento pode ser muito menor e acessível, com resultados tão eficazes ou até mais produtivos.
E é fácil entender o porquê: se muitas pessoas estão conectadas e usando o aplicativo a todo momento, porque elas não teriam interesse em ver conteúdo de valor, ou promoções que valem a pena, ou até sugerir ou elogiar uma empresa ou produto que elas usaram e gostaram?
Porém, essa facilidade de acesso não pode ser confundida com comunicação constante, assédio e um vale-tudo que muitas vezes acontece no e-mail marketing. Por isso é preciso ficar atento, até porque senão, a punição pode ser bastante danosa para os cofres e a reputação da empresa.
Publicado por Minha Operadora