Advogadas debatem 15 anos da Lei Maria da Penha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Advogadas debatem 15 anos da Lei Maria da Penha

Ana Tereza Basilio, vice-presidente da OAB RJ, recebe a advogada Tatiana Naumann para live, em 26 de outubro, às 19h

Criada para enfrentar os atos de violência física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral contra a mulher, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) completa 15 anos em 2021. Embora o texto seja considerado um dos três mais avançados do mundo pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), diversas proposições de melhoria já foram encaminhadas ao Legislativo a fim de aprimorar a lei.

Somente este ano, por exemplo, duas mudanças foram sancionadas. Uma delas é a Lei 14.188, que cria o Programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e Familiar. Oriunda do PL 741/2021, a norma estabelece, entre outras medidas, a letra X escrita na mão da mulher, preferencialmente na cor vermelha, como um sinal de denúncia de situação de violência em curso. 

A fim de debater essas mudanças, a aplicabilidade das leis e seus efeitos na sociedade, a vice-presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, convida a também advogada, Tatiana Naumann, para uma live em seu no Instagram, dia 26 de outubro, às 19h.

Tatiana Naumann é especialista em Direito de Família e Violência contra a Mulher, associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDF) e membro do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB). É referência na defesa de mulheres em situação de vulnerabilidade.

De acordo com levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Instituto de Pesquisas Datafolha, uma em cada quatro mulheres brasileiras acima de 16 anos afirmam ter sofrido alguma forma de violência durante a pandemia do covid-19, especificamente nos últimos 12 meses.  

Informações

Live “Os 15 anos da Lei Maria da Penha”

Dia 26 de outubro, às 19h

No Instagram @anaterezapbasilio

 

Publicado por Jornal Jurid