Em setembro, o setor registrou 5,8 milhões de passageiros internamente
A Latam ampliou sua participação no mercado doméstico em setembro, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No período, a aérea registrou participação de 37,5%, seguida por Azul (33,3%) e Gol (28,7%). Em agosto, a Latam tinha 35,3% e, a Azul, 34,5%.
Em setembro, o setor registrou 5,8 milhões de passageiros internamente, o que corresponde a 75% do total de embarques em igual período de 2019, antes da pandemia de covid-19.
No acumulado do ano, foram 41 milhões de passageiros, número 40,6% inferior ao mesmo intervalo de 2019.
O volume de carga transportado pelas companhias aéreas no mês de setembro no País alcançou 32,5 mil toneladas, 9,7% menor do que em igual período de 2019.
Segundo a autarquia, a demanda e a oferta de voos no mercado doméstico estão se aproximando do patamar pré-pandemia.
A demanda por voos (RPK) no mercado doméstico, em setembro, foi 17,8% inferior ao mesmo período de 2019. Já a oferta (ASK) foi 17,4% menor na mesma base de comparação. O nível de ocupação das aeronaves atingiu 81,2% no mês passado.
Aumento na oferta de assentos
A companhia aérea Latam Brasil também informou que pretende operar, no mês de outubro, com 82% de sua oferta média de assentos. A média é igual ao mesmo mês em 2019, nivel pré-pandemia. Se comparada a outubro de 2020, a oferta da empresa será 220% superior neste mês. Ao todo, serão 478 voos nacionais diários da Latam no País.
O aumento da oferta é resultado da adição de mais 42 voos domésticos por semana neste mês em relação a setembro. Ainda neste ano, a companhia vai abrir mais 4 novos destinos no Brasil entre novembro e dezembro: Juazeiro do Norte (CE), Jericoacoara (CE), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA), encerrando 2021 com 49 cidades atendidas no País, 5 a mais do que operava antes da pandemia.
Do Brasil para o exterior, a Latam informa ter retomado 25% da sua oferta de assentos (ASK) em relação a outubro de 2019. No total, o grupo Latam prevê retomar até 56% da sua oferta total de assentos (ASK) em outubro de 2021 em relação a igual período de 2019. Em setembro deste ano, a retomada foi de 54% do ASK.
Publicado por Mercado & Consumo