A banca aposta no crescimento da liderança feminina com a chegada das profissionaisPor Análise Editorial12 de Novembro 12h
O escritório carioca Albuquerque Melo Advogados incrementou seu quadro societário com duas novas advogadas: Thaissa Garcia Gomes e Flavia Ferreira da Silva. Com trajetórias que somam mais de dez anos de atuação no mercado, Thaissa e Flávia possuem ampla experiência no meio jurídico empresarial e passam a integrar, respectivamente, os times de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade e Direito Aeronáutico.
Natural do estado do Espírito Santo, Thaissa é formada em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), mas foi na capital paulista que sua carreira profissional tomou novos rumos. Após concluir seu mestrado em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Thaissa passou pelos escritórios Renan Lotufo Advogados, Pestana e Maudonnet Advogados e Rocha e Barcellos Advogados. Sua trajetória teve continuidade em uma das maiores empresas do Brasil, a Vale, onde atuou por quase 14 anos e alcançou o cargo de gerente jurídica.
“No escritório, você consegue compartilhar com os clientes a sua experiência, a vivência de quem já esteve do outro lado. Estar no mercado como sócia de um escritório possibilita esta troca” comenta Thaissa.
A familiaridade com o departamento jurídico de empresas de grande porte também fez parte do percurso profissional de Flávia, que é formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pós-graduada em Contratos pela PUC-SP e possui curso de extensão em Legal Environment of Business pela Fairfield University, nos Estados Unidos.
Enquanto ainda estava na faculdade, Flávia iniciou sua carreira na antiga TAM – atual Latam – como estagiária, posição que ocupou até alcançar o cargo de advogada plena, cerca de quatro anos depois. Permanecendo no setor de aviação, a profissional ingressou no departamento jurídico e de negócios da Azul, empresa na qual atuou durante quase uma década.
O denominador comum para a mudança profissional de ambas as advogadas foi a busca pela diversificação de rotina. O perfil de proximidade com o negócio e a sensibilidade na resolução de problemas também foram fatores que incentivaram Thaissa e Flávia a se juntarem ao time do Albuquerque Melo Advogados, escritório que conta com unidades nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP). No entanto, as advogadas permanecem atendendo demandas de todas as partes do Brasil, em um esquema de home office.
“De modo geral, a experiência de trabalhar numa área de negócio te dá um enfoque completamente diferente. A nossa trajetória acaba determinando as áreas de conhecimento que a gente tem acesso” adiciona Flávia.
Sobre os principais desafios da quarentena imposta pela pandemia, Flávia diz que o processo mais difícil em meio ao último ano foi administrar a vida pessoal junto à carreira profissional. Já Thaissa acredita que se adaptar a um estilo de trabalho que veio como consequência da pandemia e encontrar um equilíbrio entre liberdade e maturidade foi o maior contratempo.
“Acho que o modelo híbrido vai ser a tendência. A periodicidade da volta ao presencial vai depender muito do perfil das pessoas” projeta Thaissa.
Por fim, Thaissa revela que seu objetivo neste novo passo profissional, enquanto sócia do Albuquerque Melo, é “ser o jurídico de várias empresas“. As advogadas afirmam que querem ter contato com novas áreas de atuação, além de terem mais proximidade com os clientes e com a equipe, podendo compartilhar a vivência de quem já esteve do lado corporativo do balcão da advocacia.
Publicado por Análise